PQC ES – PROGRAMA DA QUALIDADE CONTÁBIL | 2022/2023
O QUE É O PQC – PROGRAMA DE QUALIDADE CONTÁBIL
O PQC ES é um programa do SESCON-ES, que visa reconhecer as organizações contábeis do Espírito Santo, pelo trabalho desenvolvido em prol da melhoria da gestão e aumento dos resultados. A gestão pela excelência é uma forma consistente de garantir a sustentabilidade das organizações, diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. O PQC está embasado em critérios isentos e independentes, tendo como principal norteador o Modelo de Excelência da Gestão, da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.
Benefícios:
O PQC ES, está estruturado para que as organizações contábeis possam participar independentemente do tamanho, do estágio da gestão e da localização. Trata-se de um incentivo a evolução da gestão e o reconhecimento a cada estágio alcançado.
A tabela abaixo indica as possibilidades de participação e a maturidade da gestão esperada de uma empresa reconhecida, de acordo com cada estágio, considerando suas práticas de gestão e resultados:
Estágio | Práticas de Gestão | Resultados | |
1 | Participação | Organizações que estão dispostas a iniciar a prática da gestão como forma de buscar melhores resultados. | Empresas que normalmente não tem a cultura da medição para análise de desempenho, mas estão dispostas a iniciar. |
2 | 1 (uma) Estrela | Organizações que apesar de já terem uma gestão pragmática ao longo de sua história, jamais utilizaram o Modelo de Excelência para a Gestão como referência no Sistema de Gestão. | Início de medição de alguns resultados relevantes, prescritos no PQC. |
3 | 2 (duas) Estrela | Organizações que apesar de já terem uma gestão pragmática ao longo de sua história, estão em início de utilização do Modelo de Excelência para a Gestão como referência no Sistema de Gestão. | Início de medição de alguns resultados relevantes, prescritos no PQC, histórico de medição de resultados e busca de informações comparativas. |
4 | 3 (três) Estrela | Enfoques preliminares com início de desenvolvimento e implementação de práticas de gestão, conduzido pela Liderança. Práticas no mínimo, adequadas à maioria dos requisitos abrangendo a maioria das áreas, processos, produtos e ou partes interessadas pertinentes. Início de práticas de aprendizado já gerando melhorias. | A maioria dos resultados relevantes apresentados são decorrentes da aplicação das práticas implementadas e pelos menos já alguns apresentam melhorias. Início de uso de referenciais comparativos em alguns resultados. |
5 | 4 (quatro) Estrela | Início de enfoques sistêmicos, conduzidos pela Liderança, com desenvolvimento e implementação das práticas de gestão coerentes com as estratégias e objetivos, adequadas a muitos dos requisitos já apresentando atendimento proativo para alguns destes requisitos. As práticas de gestão possuem aplicação continuada e abrangendo a maioria dos processos/ áreas/ produtos ou serviços, sendo evidenciado algumas melhorias decorrentes do aprendizado. | Existência de resultados relevantes decorrentes da aplicação das práticas implementadas, alguns com melhoria, sendo o desempenho igual ou superior em algumas das informações comparativas pertinentes. |
6 | 5 (cinco) Estrela | Enfoques sistêmicos e integrados com desenvolvimento e implementação adequados a quase todos os requisitos, apresentando atendimentos proativos à maioria destes requisitos. As práticas de gestão apresentadas possuem aplicação continuada e abrangendo a quase todos os processos/ áreas/ produtos ou serviços, apresentando melhorias decorrentes do aprendizado na maioria destas práticas
|
Existência de resultados relevantes decorrentes da aplicação das práticas implementadas, sendo que a maioria dos resultados apresentam melhorias, inclusive os estratégicos, e desempenho igual ou superior às informações comparativas pertinentes. |
São seis estágios para reconhecimento, onde estão estabelecidos critérios mínimos de participação, possibilitando que cada organização escolha o nível que queira participar. Além dos critérios mínimos de participação, nos estágios de Uma a Cinco estrelas, as organizações terão que se submeter a uma avaliação por Avaliadores Externos isentos e independentes. A análise do cumprimento de todas as etapas e divulgação das empresas reconhecidas é realizada pela Banca avaliadora.
Pode participar do Programa um grupo de empresas para avaliação em conjunto, por exemplo, uma organização que possua uma matriz e filiais, onde a administração e gestão é conduzida de forma centralizada, mas abrangendo todas as empresas do grupo. Neste caso, há características diferenciadas a cumprir, em especial com relação às capacitações e avaliação do MEG.
O PQC está estruturado em três pilares, na qual as organizações deverão se enquadrar para adquirirem o direito de serem reconhecidas e premiadas.
Pilar 1 – Requisitos Legais: para as organizações serem consideradas elegíveis e estarem aptas a participarem do PQC, haverá a necessidade de comprovação do cumprimento de requisitos legais pré-estabelecidos.
Pilar 2 – Capacitação da equipe: há uma quantidade determinada de horas de capacitação da equipe para cada estágio de participação. As horas deverão ser comprovadas por evidências oficiais e rastreáveis, com certificados, fotos e/ou listas de presenças. As horas de capacitação promovidas pelos SESCON´s e pelo SEBRAE concedem peso maior nesta etapa. Também é necessário capacitar multiplicadores, pessoas com a missão de disseminar o programa e garantir a aplicação em todos os processos e equipes. No caso de inscrição para um grupo de empresas todas elas terão que comprovar que participam dos planos de capacitação do grupo.
Pilar 3 – Modelo de Excelência da Gestão: em cada estágio será exigido o atendimento mínimo dos critérios e requisitos do Modelo de Excelência da Gestão, com prescrições de práticas e resultados a serem medidos, validado por uma Banca de Avaliadores, independente e isenta.
Pilar 1: REQUISITOS LEGAIS
O cumprimento dos requisitos legais exigidos no estágio de participação da candidata será obrigatório para que a candidata possa ser premiada.
REQUISITOS LEGAIS | Participação | Uma Estrela | Duas Estrelas | Três Estrelas | Quatro Estrelas | Cinco Estrelas |
Comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ (do site da Receita Federal), com o tempo mínimo de existência de um ano da empresa. | X | X | X | X | X | X |
Regularidade da empresa e dos sócios junto ao CRC-RS. (no mínimo dos sócios se o CNAE não for contábil). | X | X | X | X | X | X |
Alvará de Localização e Funcionamento; | X | X | X | X | X | X |
Certidão de Regularidade do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CRF); | X | X | X | X | X | |
Certidão Negativa de Débito Municipal; | X | X | X | X | X | |
Certidão Conjunta de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União; | X | X | X | X | X |
Pilar 2: CAPACITAÇÃO
EXIGÊNCIA DE CAPACITAÇÃO DOS MULTIPLICADORES DA GESTÃO
Para que a candidata possa ser premiada é obrigatória a capacitação de Multiplicadores da Gestão, baseada no número de funcionários, conforme tabela abaixo:
MODALIDADE |
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS |
Formação de Multiplicadores da Gestão (FMG) (6 h/a) EAD |
Introdução aos Requisitos de Avaliação (IRA) (6 h/a) EAD | Formação de Avaliadores do PQC-RS (FAP) (3 h/a) EAD |
1. PARTICIPANTE | 1 a 15 | 1 | ||
16 a 30 | 2 | |||
Acima de 30 | 3 | |||
2. UMA ESTRELA 3. DUAS ESTRELAS 4. TRÊS ESTRELAS 5. QUATRO ESTRELAS 6. CINCO ESTRELAS |
1 a 15 | 1 | 1 | |
16 a 30 | 2 | 2 | ||
Acima de 30 | 3 | 2 | ||
Profissionais que já realizaram os três cursos no ano passado. | Curso de Atualização do PQC (IRA e FAP). (4h/a) EAD |
Importante:
EXIGÊNCIA DE HORAS HOMEM DE CAPACITAÇÃO:
A comprovação de capacitação da equipe, de acordo com a exigência em cada nível, será obrigatória para que a candidata possa ser premiada.
REQUISITOS LEGAIS | Participação | Uma Estrela | Duas Estrelas | Três Estrelas | Quatro Estrelas | Cinco Estrelas |
Não exigido | X | |||||
7 horas por funcionário no ano | X | |||||
10 horas por funcionário no ano | X | |||||
12 horas por funcionário no ano | X | |||||
15 horas por funcionário no ano | X | |||||
20 horas por funcionário no ano | X |
Observações:
Pilar 3: ATENDIMENTO DOS CRITÉRIOS E REQUISITOS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO
A utilização do Sistema de Avaliação da Gestão para a candidata se autodiagnosticar e o nível de atendimento aos critérios e requisitos do MEG, considerando as práticas e resultados prescritos, determinarão o nível de gestão que as organizações serão enquadradas e reconhecidas.
ESTÁGIO | MODALIDADE | MEG | EVOLUÇÃO DA GESTÃO |
1 | Participação | Sem exigência | Não há exigência |
2 | Uma Estrela | Compromisso com a Excelência |
Realizar o auto diagnóstico da gestão com base no MEG.
|
3 | Duas Estrelas | Compromisso com a Excelência | Realizar o auto diagnóstico da gestão com base no MEG e receber a visita do avaliador externo. |
4 | Três Estrelas | Compromisso com a Excelência | Realizar o auto diagnóstico da gestão com base no MEG, receber a visita do avaliador externo e atender 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados. |
5 | Quatro Estrelas | Rumo à Excelência | Realizar o auto diagnóstico da gestão com base no MEG, receber a visita do avaliador externo e atender 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados. |
6 | Cinco Estrelas | Rumo à Excelência | Realizar o auto diagnóstico da gestão com base no MEG, receber a visita do avaliador externo e atender 70% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados. |
Observações:
OBS: Caso estas atividades não sejam desenvolvidas na autoavaliação, as candidatas de Duas a Cinco Estrelas não estarão aptas a receber a visita do avaliador externo.
A avaliação e definição do reconhecimento será realizada por uma Banca Avaliadora isenta, estabelecida anualmente podendo ter a seguinte composição:
Banca Avaliadora | |
Sescon-ES | Executivo |
Sescon-Serra Gaúcha/RS | Executivo ou Diretor |
Fenacon | Diretor sem participação no PQC |
Sescon-ES | Diretor sem participação no PQC |
SEBRAE ES | Diretor sem participação no PQC |
Magistral | Consultor |
Perfil dos Avaliadores: | |
Profissionais experientes, com profundo conhecimento no Modelo de Excelência da Gestão, independentes, designados pelos SESCON´s. |
A Banca irá avaliar o cumprimento de requisitos estabelecidos para cada modalidade de participação, de forma individual por empresa ou por grupo. Utilizará todos os documentos e instrumentos de avaliação apresentados.
Serão reconhecidas e premiadas as empresas que cumprirem plenamente as exigências dos pilares 1 e 2 e alcançarem um nível de gestão do pilar 3 referente ao estágio pretendido. As organizações que não alcançarem o desempenho necessário ao estágio pretendido poderão ser enquadradas em estágios anteriores, conforme determinação da Banca Avaliadora, conforme descrito a seguir:
Situações de reenquadramento:
Situação 1: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança os 70% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, mas alcança no mínimo 50%, poderá ser reconhecida como Quatro Estrelas.
Situação 2: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança os 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência para a Quarta Estrela, mas alcança no mínimo 40%, poderá ser reconhecida como Três Estrelas.
Situação 3: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança pelo menos 40% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.
Situação 4: Organização que está concorrendo a Quarta Estrela e não alcança os 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, mas alcança no mínimo 40%, poderá ser reconhecida como Três Estrelas.
Situação 5: Organização que está concorrendo a Quarta Estrela e não alcança pelo menos 40% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.
Situação 6: Organização que está concorrendo a Terceira Estrela e não alcança os 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Compromisso com a Excelência, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.
Importante: A decisão da Banca Avaliadora é soberana, não cabendo recurso quanto a sua decisão.
5.ETAPAS E PRAZOS
O PQC terá o seguinte cronograma de atividades:
16/06/2022 a 30/07/2022 | Inscrições |
07/07/2022 | Primeira Live de Lançamento |
27/07/2022 | Segunda Live de Lançamento |
30/07/20222 | Abertura dos cursos |
18/10/2022 | Encontro Presencial – PQC 2022 |
30/11/2022 | Fechamento do Sistema de Informações Comparativas |
20/01/2023 | Entrega das Autoavaliações |
Fev/2023 | Avaliações Externas |
Fev/2023 | Banca de definição das premiadas |
Fev/2023 | Retorno das Avaliações Externas |
24/03/2023 | Evento de Reconhecimento |
6.INVESTIMENTO
Para que sua empresa tenha acesso ao valor do investimento para participação no PQC, é importante nossa equipe conhecer um pouco sobre sua empresa, para que possamos te ajudar a escolher uma categoria de participação ideal para o desenvolvimento da gestão da sua empresa. Entre em contato com o nosso time ou preencha o formulário de inscrição para receber o contato de nossa equipe.
7.ANEXO 1 – RESULTADOS RELEVANTES PARA AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS
Clique aqui e tenha acesso a tabela de indicadores prioritários do PQC 2022.
8. ANEXO 2 – PRÁTICAS SUGERIDAS ÀS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS