O PQC ES é um programa administrado pelo SESCON ES em nosso estado, que visa reconhecer as organizações contábeis do Espírito Santo, pelo trabalho desenvolvido em prol da melhoria da gestão e aumento dos resultados. A gestão pela excelência é uma forma consistente de garantir a sustentabilidade das organizações, diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. O PQC está embasado em critérios isentos e independentes, tendo como principal norteador o Modelo de Excelência da Gestão, da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.
Benefícios:
O PQC RS está estruturado para que as organizações contábeis possam participar independentemente do tamanho, do estágio da gestão e da localização. Trata-se de um incentivo a evolução da gestão e o reconhecimento a cada estágio alcançado.
Abaixo encontra-se as possibilidades de participação e a maturidade da gestão esperada de uma empresa reconhecida, de acordo com cada estágio, considerando suas práticas de gestão e resultados:
Práticas de Gestão – Organizações que estão dispostas a iniciar a implantação de práticas de gestão como forma de buscar melhores resultados.
Resultados – Empresas que normalmente não tem a cultura da medição para análise de desempenho, mas estão dispostas a iniciar.
Práticas de Gestão –Organizações que apesar de já terem uma gestão pragmática ao longo de sua história, jamais utilizaram o Modelo de Excelência para a Gestão como referência no Sistema de Gestão.
Resultados –Início de medição de alguns resultados relevantes, prescritos no PQC.
Práticas de Gestão –Organizações que apesar de já terem uma gestão pragmática ao longo de sua história, estão em início de utilização do Modelo de Excelência para a Gestão como referência no Sistema de Gestão.
Resultados – Início de medição de alguns resultados relevantes, prescritos no PQC, histórico de medição de resultados e busca de informações comparativas.
Práticas de Gestão –Enfoques preliminares com início de desenvolvimento e implementação de práticas de gestão, conduzido pela Liderança. Práticas no mínimo, adequadas à maioria dos requisitos abrangendo a maioria das áreas, processos, produtos e ou partes interessadas pertinentes. Início de práticas de aprendizado já gerando melhorias.
Resultados –A maioria dos resultados relevantes apresentados são decorrentes da aplicação das práticas implementadas e pelos menos já alguns apresentam melhorias. Início de uso de referenciais comparativos em alguns resultados.
Práticas de Gestão – Início de enfoques sistêmicos, conduzidos pela Liderança, com desenvolvimento e implementação das práticas de gestão coerentes com as estratégias e objetivos, adequadas a muitos dos requisitos já apresentando atendimento proativo para alguns destes requisitos. As práticas de gestão possuem aplicação continuada e abrangendo a maioria dos processos/ áreas/ produtos ou serviços, sendo evidenciadas algumas melhorias decorrentes do aprendizado.
Resultados – Existência de resultados relevantes decorrentes da aplicação das práticas implementadas, alguns com melhoria, sendo o desempenho igual ou superior em algumas das informações comparativas pertinentes.
Práticas de Gestão –Enfoques sistêmicos e integrados com desenvolvimento e implementação adequados a quase todos os requisitos, apresentando atendimentos proativos à maioria destes requisitos. As práticas de gestão apresentadas possuem aplicação continuada e abrangendo a quase todos os processos/ áreas/ produtos ou serviços, apresentando melhorias decorrentes do aprendizado na maioria destas práticas.
Resultados –Existência de resultados relevantes decorrentes da aplicação das práticas implementadas, sendo que a maioria dos resultados apresentam melhorias, inclusive os estratégicos, e desempenho igual ou superior às informações comparativas pertinentes.
Práticas de Gestão – Enfoques sistêmicos e integrados com desenvolvimento e implementação adequados a quase todos os requisitos, apresentando atendimentos proativos à quase todos os requisitos. As práticas de gestão apresentadas possuem aplicação continuada e abrangendo a quase todos os processos/ áreas/ produtos ou serviços, apresentando melhorias decorrentes do aprendizado em quase todas as práticas.
Estabilidade no Sistema de Gestão com evidência de melhoria contínua e busca do estado da arte.
Resultados – Existência de resultados relevantes decorrentes da aplicação das práticas implementadas, sendo que a maioria dos resultados apresentam melhorias, inclusive os referentes a clientes, pessoas e processos. E o desempenho da maioria destes resultados é igual ou superior às informações comparativas pertinentes.
São sete os estágios para reconhecimento, onde estão estabelecidos critérios mínimos de participação, possibilitando que cada organização escolha o nível que queira participar. Além dos critérios mínimos de participação, nos estágios de Duas a Cinco estrelas Diamante, as organizações terão que se submeter a uma avaliação por Avaliadores Externos isentos e independentes. A análise do cumprimento de todas as etapas e divulgação das empresas reconhecidas é realizada pela Banca avaliadora.
O PQC está estruturado em três pilares, na qual as organizações deverão se enquadrar para adquirirem o direito de serem reconhecidas e premiadas.
Pilar 1 – Requisitos Legais: para as organizações serem consideradas elegíveis e estarem aptas a participarem do PQC, haverá a necessidade de comprovação do cumprimento de requisitos legais pré-estabelecidos.
Pilar 2 – Capacitação da equipe: há uma quantidade determinada de horas de capacitação da equipe para cada estágio de participação. As horas deverão ser comprovadas por evidências oficiais e rastreáveis, com certificados, fotos e/ou listas de presenças. As horas de capacitação promovidas pelos SESCON´s concedem peso maior nesta etapa. Também é necessário capacitar multiplicadores, pessoas com a missão de disseminar o programa e garantir a aplicação em todos os processos e equipes. No caso de inscrição para um grupo de empresas todas elas terão que comprovar que participam dos planos de capacitação do grupo.
Pilar 3 – Modelo de Excelência da Gestão: em cada estágio será exigido o atendimento mínimo dos critérios e requisitos do Modelo de Excelência da Gestão, com prescrições de práticas e resultados a serem medidos, validado por uma Banca de Avaliadores, independente e isenta.
O cumprimento dos requisitos legais exigidos no estágio de participação da candidata será obrigatório para que a candidata possa ser premiada.
REQUISITOS LEGAIS |
Participação | Uma Estrela | Duas Estrelas | Três Estrelas | Quatro Estrelas | Cinco Estrelas/
Cinco Estrelas Diamante |
Comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ (do site da Receita Federal), com o tempo mínimo de existência de um ano da empresa |
X | X | X | X | X |
X |
Regularidade da empresa e dos sócios junto ao CRC-RS. (no mínimo dos sócios se o CNAE não for contábil) |
X | X | X | X | X |
X |
Alvará de Localização e Funcionamento |
X | X | X | X | X |
X |
Certidão de Regularidade do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CRF) |
X | X | X | X |
X |
|
Certidão Negativa de Débito Municipal |
X | X | X | X |
X |
|
Certidão Conjunta de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União | X | X | X | X |
X |
Para que a candidata possa ser premiada é obrigatória à capacitação de Multiplicadores da Gestão, baseada no número de funcionários, conforme tabela abaixo:
MODALIDADE |
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS |
Formação de Multiplicadores da Gestão (FMG) (6 h/a) EAD |
Introdução aos Requisitos de Avaliação (IRA) (6 h/a) EAD | Formação de Avaliadores do PQC-RS (FAP)
(3 h/a) EAD |
1. PARTICIPANTE |
1 a 15 |
1 |
||
16 a 30 |
2 |
|||
Acima de 30 |
3 |
|||
2. UMA ESTRELA 7. CINCO ESTRELAS DIAMANTE
|
1 a 15 |
1 | 1 | |
16 a 30 |
2 |
2 |
||
Acima de 30 | 3 |
2 |
||
Profissionais que já realizaram os três cursos no ano passado. |
Curso de Atualização do PQC (IRA e FAP). (4h/a) EAD |
Importante:
A comprovação de capacitação da equipe, de acordo com a exigência em cada nível, será obrigatória para que a candidata possa ser premiada.
Horas de capacitação | Participação | Uma Estrela | Duas Estrelas | Três Estrelas | Quatro Estrelas | Cinco Estrelas | Cinco Estrelas Diamante |
Não exigido | X | ||||||
7 horas por funcionário no ano | X | ||||||
10 horas por funcionário no ano, | X | ||||||
12horas por funcionário no ano | X | ||||||
15 horas por funcionário no ano | X | ||||||
20 horas por funcionário no ano | X | ||||||
25 horas por funcionário, sendo pelo menos 5 horas focadas em gestão. | X |
Observações:
A utilização do Sistema de Avaliação da Gestão para a candidata se autodiagnosticar e o nível de atendimento aos critérios e requisitos do MEG 21, considerando as práticas e resultados prescritos, determinarão o nível de gestão que as organizações serão enquadradas e reconhecidas.
ESTÁGIO | MODALIDADE | MEG | EVOLUÇÃO DA GESTÃO |
1 | Participação | Sem exigência | Não há exigência |
2 | Uma Estrela | Apresentar no mínimo 10 práticas de Gestão e 5 indicadores de desempenho. | Realizar o autodiagnóstico da gestão com base no MEG 21. |
3 | Duas Estrelas | Apresentar no mínimo 15 práticas de Gestão e 10 indicadores de desempenho. | Realizar o autodiagnóstico da gestão com base no MEG 21 e receber a visita do avaliador externo. |
4 | Três Estrelas | Apresentar no mínimo 20 práticas de Gestão e 15 indicadores de desempenho. | Realizar o autodiagnóstico da gestão com base no MEG 21, receber a visita do avaliador externo e atender 40% dos 1.000 pontos, referentes às exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados. |
5 | Quatro Estrelas | Apresentar no mínimo 25 práticas de Gestão e 18 indicadores de desempenho. | Realizar o autodiagnóstico da gestão com base no MEG 21, receber a visita do avaliador externo e atender 50% dos 1.000 pontos, referentes às exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados. |
6 | Cinco Estrelas | Apresentar no mínimo 30 práticas de Gestão e 20 indicadores de desempenho. | Realizar o autodiagnóstico da gestão com base no MEG 21, receber a visita do avaliador externo e atender 60% dos 1.000 pontos, referentes às exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados. |
7 | Cinco Estrelas Diamante | Apresentar no mínimo 35 práticas de Gestão e 22 indicadores de desempenho. | Realizar o autodiagnóstico da gestão com base no MEG 21, receber a visita do avaliador externo e atender 70% dos 1.000 pontos, referentes às exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados. Alcançar um desempenho da média para cima das empresas participantes, na aplicação do Checklist Cinco Estrelas Diamante. (Anexo 1) |
Observações:
OBS: Caso estas atividades não sejam desenvolvidas na autoavaliação, as candidatas de Duas a Cinco Estrelas, não estarão aptas a receber a visita do avaliador externo.
A avaliação e definição do reconhecimento serão realizadas por uma Banca Avaliadora isenta estabelecida anualmente podendo ter a seguinte composição:
Banca Avaliadora | |
Sescon-ES | Executivo |
Sescon-Serra Gaúcha ou RS | Executivo |
Fenacon | Representante Convidado |
Sebrae | Representante Convidado |
Perfil dos Avaliadores: | |
Profissionais experientes, com profundo conhecimento no Modelo de Excelência da Gestão, independentes, designados pelos SESCON ES. |
A Banca irá avaliar o cumprimento de requisitos estabelecidos para cada modalidade de participação, de forma individual por empresa ou por grupo. Utilizará todos os documentos e instrumentos de avaliação apresentados.
Serão reconhecidas e premiadas as empresas que cumprirem plenamente as exigências dos pilares 1 e 2 e alcançarem um nível de gestão do pilar 3, referente ao estágio pretendido. As organizações que não alcançarem o desempenho necessário ao estágio pretendido poderão ser enquadradas em estágios anteriores, conforme determinação da Banca Avaliadora, conforme descrito a seguir:
Situações de reenquadramento:
Situação 1: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela Diamante e não alcança os 60% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no MEG 21, mas alcança no mínimo 50%, poderá ser reconhecida como Cinco Estrelas.
Situação 2: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança os 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no MEG 21, mas alcança no mínimo 45%, poderá ser reconhecida como Quatro Estrelas.
Situação 3: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança os 45% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no MEG 21 para a Quarta Estrela, mas alcança no mínimo 40%, poderá ser reconhecida como Três Estrelas.
Situação 4: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança pelo menos 40% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no MEG 21, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.
Situação 5: Organização que está concorrendo a Quarta Estrela e não alcança os 45% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no MEG 21, mas alcança no mínimo 40%, poderá ser reconhecida como Três Estrelas.
Situação 6: Organização que está concorrendo a Quarta Estrela e não alcança pelo menos 40% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no MEG 21, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.
Situação 7: Organização que está concorrendo a Terceira Estrela e não alcança os 40% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no MEG 21, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.
Importante: A decisão da Banca Avaliadora é soberana, não cabendo recurso quanto a sua decisão.
O QUE | QUEM | QUANDO |
1. Inscrição da organização | Candidata | De 21/10 Até 21/12/2024 |
2. Treinamentos Obrigatórios | Comitê SESCON | De 01/12 a 28/02/2025 |
3. Realização do autodiagnostico da gestão | Candidata | Até 30/04/2025 |
5. Visita a instalação da candidata* | AVALIADORES | 05 e 06/2025 |
6. Banca de avaliação dos relatórios | Banca Examinadora | Julho/2025 |
7. Divulgação das candidatas reconhecidas | Comitê SESCON | Julho/2025 |
8. Entrega do relatório de diagnóstico da gestão* | Comitê SESCON | Até 30/07/2025 |
9. Evento de Reconhecimento | Todos | 29/08/2025 |
Modalidade | Inscrição | Avaliação |
1. PARTICIPANTE | R$ 2.500,00 | – |
2. UMA ESTRELA | R$ 2.500,00 | – |
3. DUAS ESTRELAS | R$ 3.000,00 | R$ 1.000,00 |
4. TRÊS ESTRELAS | R$ 3.000,00 | R$ 1.000,00 |
5. QUATRO ESTRELAS | R$ 3.000,00 | R$ 1.000,00 |
6. CINCO ESTRELAS | R$ 3.000,00 | R$ 1.000,00 |
7- CINCO ESTRELAS (MANUTENÇÃO) | R$ 3.000,00 | R$ 1.000,00 |
8- CINCO ESTRELAS (DIAMANTE) | R$ 3.000,00 | R$ 1.000,00 |
Importante: