Regulamento

PQC ES – PROGRAMA DA QUALIDADE CONTÁBIL | 2022/2023

 

  1. O QUE É O PROGRAMA DA QUALIDADE CONTÁBIL

 

  1. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO E RECONHECIMENTO

 

  1. EXIGÊNCIAS PARA RECONHECIMENTO
    1. Pilar 1- Requisitos legais
    2. Pilar 2- Capacitação
    3. Pilar 3- Atendimento dos critérios e requisitos do Modelo de Excelência da Gestão

 

  1. AVALIAÇÃO DO RECONHECIMENTO

 

  1. ETAPAS E PRAZOS
  2. INVESTIMENTO

 

  1. ANEXO 1 – RESULTADOS RELEVANTES PARA AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS
    1. Critérios de pontuação dos resultados

 

  1. ANEXO 2 – PRÁTICAS SUGERIDAS ÀS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS
    1. Critérios de pontuação das práticas de gestão

O QUE É O PQC – PROGRAMA DE QUALIDADE CONTÁBIL

 

O PQC ES é um programa do SESCON-ES, que visa reconhecer as organizações contábeis do Espírito Santo, pelo trabalho desenvolvido em prol da melhoria da gestão e aumento dos resultados. A gestão pela excelência é uma forma consistente de garantir a sustentabilidade das organizações, diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. O PQC está embasado em critérios isentos e independentes, tendo como principal norteador o Modelo de Excelência da Gestão, da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.

Benefícios:

  • Possibilidade de identificar o nível de gestão das organizações, através de um programa direcionado para o segmento contábil, com critérios consistentes e consolidados mundialmente;
  • Incentivo para alavancar a melhoria contínua e os resultados das organizações participantes com a utilização de práticas, a medição e análise de resultados relevantes para o segmento contábil;
  • Reconhecimento externo do nível de gestão e qualidade das organizações participantes respaldado pelo Sindicato Patronal;

  1. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

O PQC ES, está estruturado para que as organizações contábeis possam participar independentemente do tamanho, do estágio da gestão e da localização. Trata-se de um incentivo a evolução da gestão e o reconhecimento a cada estágio alcançado.

A tabela abaixo indica as possibilidades de participação e a maturidade da gestão esperada de uma empresa reconhecida, de acordo com cada estágio, considerando suas práticas de gestão e resultados:

Estágio Práticas de Gestão Resultados
1 Participação Organizações que estão dispostas a iniciar a prática da gestão como forma de buscar melhores resultados. Empresas que normalmente não tem a cultura da medição para análise de desempenho, mas estão dispostas a iniciar.
2 1 (uma) Estrela Organizações que apesar de já terem uma gestão pragmática ao longo de sua história, jamais utilizaram o Modelo de Excelência para a Gestão como referência no Sistema de Gestão. Início de medição de alguns resultados relevantes, prescritos no PQC.
3 2 (duas) Estrela Organizações que apesar de já terem uma gestão pragmática ao longo de sua história, estão em início de utilização do Modelo de Excelência para a Gestão como referência no Sistema de Gestão. Início de medição de alguns resultados relevantes, prescritos no PQC, histórico de medição de resultados e busca de informações comparativas.
4 3 (três) Estrela Enfoques preliminares com início de desenvolvimento e implementação de práticas de gestão, conduzido pela Liderança. Práticas no mínimo, adequadas à maioria dos requisitos abrangendo a maioria das áreas, processos, produtos e ou partes interessadas pertinentes. Início de práticas de aprendizado já gerando melhorias. A maioria dos resultados relevantes apresentados são decorrentes da aplicação das práticas implementadas e pelos menos já alguns apresentam melhorias. Início de uso de referenciais comparativos em alguns resultados.
5 4 (quatro) Estrela Início de enfoques sistêmicos, conduzidos pela Liderança, com desenvolvimento e implementação das práticas de gestão coerentes com as estratégias e objetivos, adequadas a muitos dos requisitos já apresentando atendimento proativo para alguns destes requisitos. As práticas de gestão possuem aplicação continuada e abrangendo a maioria dos processos/ áreas/ produtos ou serviços, sendo evidenciado algumas melhorias decorrentes do aprendizado. Existência de resultados relevantes decorrentes da aplicação das práticas implementadas, alguns com melhoria, sendo o desempenho igual ou superior em algumas das informações comparativas pertinentes.
6 5 (cinco) Estrela Enfoques sistêmicos e integrados com desenvolvimento e implementação adequados a quase todos os requisitos, apresentando atendimentos proativos à maioria destes requisitos. As práticas de gestão apresentadas possuem aplicação continuada e abrangendo a quase todos os processos/ áreas/ produtos ou serviços, apresentando melhorias decorrentes do aprendizado na maioria destas práticas

 

Existência de resultados relevantes decorrentes da aplicação das práticas implementadas, sendo que a maioria dos resultados apresentam melhorias, inclusive os estratégicos, e desempenho igual ou superior às informações comparativas pertinentes.

 

São seis estágios para reconhecimento, onde estão estabelecidos critérios mínimos de participação, possibilitando que cada organização escolha o nível que queira participar. Além dos critérios mínimos de participação, nos estágios de Uma a Cinco estrelas, as organizações terão que se submeter a uma avaliação por Avaliadores Externos isentos e independentes. A análise do cumprimento de todas as etapas e divulgação das empresas reconhecidas é realizada pela Banca avaliadora.

Pode participar do Programa um grupo de empresas para avaliação em conjunto, por exemplo, uma organização que possua uma matriz e filiais, onde a administração e gestão é conduzida de forma centralizada, mas abrangendo todas as empresas do grupo. Neste caso, há características diferenciadas a cumprir, em especial com relação às capacitações e avaliação do MEG.


  1. EXIGÊNCIAS PARA RECONHECIMENTO

 

O PQC está estruturado em três pilares, na qual as organizações deverão se enquadrar para adquirirem o direito de serem reconhecidas e premiadas.

Pilar 1 – Requisitos Legais: para as organizações serem consideradas elegíveis e estarem aptas a participarem do PQC, haverá a necessidade de comprovação do cumprimento de requisitos legais pré-estabelecidos.

Pilar 2 – Capacitação da equipe: há uma quantidade determinada de horas de capacitação da equipe para cada estágio de participação. As horas deverão ser comprovadas por evidências oficiais e rastreáveis, com certificados, fotos e/ou listas de presenças. As horas de capacitação promovidas pelos SESCON´s e pelo SEBRAE concedem peso maior nesta etapa.  Também é necessário capacitar multiplicadores, pessoas com a missão de disseminar o programa e garantir a aplicação em todos os processos e equipes. No caso de inscrição para um grupo de empresas todas elas terão que comprovar que participam dos planos de capacitação do grupo.

Pilar 3 – Modelo de Excelência da Gestão: em cada estágio será exigido o atendimento mínimo dos critérios e requisitos do Modelo de Excelência da Gestão, com prescrições de práticas e resultados a serem medidos, validado por uma Banca de Avaliadores, independente e isenta.

Pilar 1: REQUISITOS LEGAIS

O cumprimento dos requisitos legais exigidos no estágio de participação da candidata será obrigatório para que a candidata possa ser premiada.

REQUISITOS LEGAIS Participação Uma Estrela Duas Estrelas Três Estrelas Quatro Estrelas Cinco Estrelas
Comprovante de inscrição e de situação cadastral do CNPJ (do site da Receita Federal), com o tempo mínimo de existência de um ano da empresa. X X X X X X
Regularidade da empresa e dos sócios junto ao CRC-RS. (no mínimo dos sócios se o CNAE não for contábil). X X X X X X
Alvará de Localização e Funcionamento; X X X X X X
Certidão de Regularidade do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CRF); X X X X X
Certidão Negativa de Débito Municipal; X X X X X
Certidão Conjunta de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União; X X X X X

 

Pilar 2: CAPACITAÇÃO

EXIGÊNCIA DE CAPACITAÇÃO DOS MULTIPLICADORES DA GESTÃO

Para que a candidata possa ser premiada é obrigatória a capacitação de Multiplicadores da Gestão, baseada no número de funcionários, conforme tabela abaixo:

 

MODALIDADE

 

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS

 

Formação de Multiplicadores da Gestão (FMG) (6 h/a) EAD

Introdução aos Requisitos de Avaliação (IRA) (6 h/a) EAD Formação de Avaliadores do PQC-RS (FAP) (3 h/a) EAD    
1. PARTICIPANTE 1 a 15 1
16 a 30 2
Acima de 30 3
2. UMA ESTRELA
3. DUAS ESTRELAS
4. TRÊS ESTRELAS
5. QUATRO ESTRELAS
6. CINCO ESTRELAS
1 a 15 1 1
16 a 30 2 2
Acima de 30 3 2
Profissionais que já realizaram os três cursos no ano passado. Curso de Atualização do PQC (IRA e FAP). (4h/a) EAD

 

Importante:

  • Todos os treinamentos serão no formato de EAD e com um workshop ao vivo para esclarecimento de dúvidas.
  • Para realizar o curso de IRA, o participante tem que ter feito o curso de FMG em 2020, 2021 ou 2022, para realizar o curso de FAP o aluno deve ter realizado o curso de IRA em 2020, 2021 ou 2022.
  • As candidatas que não participaram do ciclo anterior terão que refazer todos os cursos.
  • Os números indicados no quadro acima são o mínimo de pessoas capacitadas e habilitadas necessárias para o Ciclo 2022. Caso pessoas capacitadas nos Ciclos anteriores tenham sido desligadas da empresa, será necessário capacitar pessoas respeitando os números mínimos indicados.
  • A empresa inscrita na modalidade Participante, que já capacitou o número mínimo exigido de pessoas no curso de Formação de Multiplicadores da Gestão (FMG), nos ciclos anteriores, não está dispensada no Ciclo 2022. Aproveite para ampliar o número de pessoas capacitadas.
  • As empresas que participaram no ano anterior e concorreram de Uma a Cinco Estrelas, terão que capacitar no mínimo uma pessoa no curso de Formação de Multiplicadores da Gestão (FMG) e terão que fazer apenas o curso de Atualização para os participantes que já fizeram os cursos de Interpretação dos Requisitos de Avaliação (IRA) e Formação de Avaliadores do PQC (FAP). Só serão considerados os funcionários que ainda trabalham na empresa. Caso a candidata precise capacitar mais algum funcionário para cumprir os requisitos de número de funcionários capacitados, estes terão que realizar todos os cursos, menos o de Atualização.
  • Para participar somente do curso de Atualização, é necessário que o funcionário tenha feito o curso de FMG, IRA e o FAP.
  • Empresas que realizaram inscrição para um Grupo de Empresas devem ter ao menos uma pessoa capacitada por empresa do grupo nos três cursos FMG, IRA e FAP.

 

EXIGÊNCIA DE HORAS HOMEM DE CAPACITAÇÃO:

A comprovação de capacitação da equipe, de acordo com a exigência em cada nível, será obrigatória para que a candidata possa ser premiada.

REQUISITOS LEGAIS Participação Uma Estrela Duas Estrelas Três Estrelas Quatro Estrelas Cinco Estrelas
Não exigido X
7 horas por funcionário no ano X
10 horas por funcionário no ano X
12 horas por funcionário no ano X
15 horas por funcionário no ano X
20 horas por funcionário no ano X

 

Observações:    

  • O ciclo considerado para a comprovação das horas de capacitação, deverá ser todo o ano de 2022;
  • As horas de capacitação realizadas em treinamentos disponibilizados pelo SESCON,s e pelo SEBRAE, terão o peso de 1,5. Ou seja, cada uma hora realizada poderá ser contabilizada como 1,5.
  • A comprovação da capacitação da equipe deve ser realizada por meio de certificados das instituições e/ou empresas realizadoras ou fotos e/ou listas de presenças de treinamentos internos. Para o caso de comprovação proveniente de faculdade, só será considerado a proporção de incentivo pago pela candidata em cursos relacionados ao segmento.
  • Para inscrição de Grupo de Empresas, o cálculo deste requisito deve considerar o total de horas de todas as empresas do grupo inscritas. A quantidade de horas por funcionário, de cada empresa individualmente não pode ser inferior a 50% do resultado do grupo.
  • Serão consideradas aulas realizadas de forma online.

 

Pilar 3: ATENDIMENTO DOS CRITÉRIOS E REQUISITOS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

A utilização do Sistema de Avaliação da Gestão para a candidata se autodiagnosticar e o nível de atendimento aos critérios e requisitos do MEG, considerando as práticas e resultados prescritos, determinarão o nível de gestão que as organizações serão enquadradas e reconhecidas.

ESTÁGIO MODALIDADE MEG EVOLUÇÃO DA GESTÃO
1 Participação Sem exigência Não há exigência
2 Uma Estrela Compromisso com a Excelência  

Realizar o auto diagnóstico da gestão com base no MEG.

 

3 Duas Estrelas Compromisso com a Excelência Realizar o auto diagnóstico da gestão com base no MEG e receber a visita do avaliador externo.
4 Três Estrelas Compromisso com a Excelência Realizar o auto diagnóstico da gestão com base no MEG, receber a visita do avaliador externo e atender 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados.
5 Quatro Estrelas Rumo à Excelência Realizar o auto diagnóstico da gestão com base no MEG, receber a visita do avaliador externo e atender 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados.
6 Cinco Estrelas Rumo à Excelência Realizar o auto diagnóstico da gestão com base no MEG, receber a visita do avaliador externo e atender 70% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados.

 

Observações:

  • A avaliação da candidata será realizada com base no Questionário de Avaliação utilizado para realizar o Auto Diagnóstico e a Avaliação Externa, considerando o atendimento às questões deforma contínua, ágil e com aprendizado, levando em conta as práticas prescritas. Considerando os resultados relevantes, com melhoria e referenciais comparativos.

 

  • O manual da gestão e a Autoavaliação deverão ser encaminhados ao Sescon até a data definida, sem atrasos.

 

  • A candidata receberá um retorno do Sescon em relação a autoavaliação, com possíveis correções a serem feitas.

 

  • Após definido o(a) avaliador(a), a candidata deverá mandar o Manual da Gestão e Autoavaliação com no mínimo três dias de antecedência a visita, possibilitando a preparação do(a) avaliador(a).

 

  • Ao final da visita de avaliação externa será realizada uma reunião de feedback com participação obrigatória de ao menos um gestor da empresa. Em caso de grupo de empresas, poderá ser solicitada a presença de responsáveis de cada empresa do grupo durante toda a visita, ou ao final para a reunião de feedback.

 

  • As práticas e os resultados relevantes que deverão ser considerados no auto diagnóstico e na avaliação externa, constam no “ANEXO 1 – TABELA DE RESULTADOS RELEVANTES PARA AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS” e “ANEXO 2 – TABELA DE PRÁTICAS SUGERIDAS AS ORGANIZAÇÕES CANDIDATAS”.

 

  • Só poderá concorrer a Cinco Estrelas a candidata que já participou do ciclo anterior tendo recebido avaliação externa.

 

  • Para as candidatas que permanecerão com Cinco Estrelas, haverá a modalidade de Manutenção das Cinco Estrelas, com auditoria de meio dia de forma remota.

 

  • PARA QUE A CANDIDATA ESTEJA APTA A PARTIR DE UMA ESTRELA, ALÉM DA PONTUAÇÃO NECESSARIAMENTE, ELA DEVE CUMPRIR COM AS SEGUINTES ATIVIDADES:
    • Preenchimento do Perfil no Manual da Gestão;
    • Correlação das práticas no Manual da Gestão;
    • Descrição das práticas no Manual da Gestão;
    • Apresentação dos resultados no Manual da Gestão;
    • Avaliação das práticas na Planilha de Autoavaliação;
    • Avaliação dos resultados da Planilha de Autoavaliação;
    • Desenvolvimento do Plano de Melhorias na Planilha de Autoavaliação;
    • Preenchimento das horas de capacitação na Planilha de Autoavaliação;

 

OBS: Caso estas atividades não sejam desenvolvidas na autoavaliação, as candidatas de Duas a Cinco Estrelas não estarão aptas a receber a visita do avaliador externo.

 

  • As candidatas que concorrerem de três a quatro estrelas deverão demonstrar evidências da implantação de práticas de adequação a lei geral de proteção de dados.

 

  • As candidatas que concorrerem a cinco estrelas deverão ter implantada a lei geral de proteção de dados, atendendo os requisitos mínimos citados nas práticas sugeridas.

 

  • As candidatas que concorrem de quatro a cinco estrelas deverão ter o planejamento estratégico implantado.

  1. AVALIAÇÃO DO RECONHECIMENTO

A avaliação e definição do reconhecimento será realizada por uma Banca Avaliadora isenta, estabelecida anualmente podendo ter a seguinte composição:

Banca Avaliadora
Sescon-ES Executivo
Sescon-Serra Gaúcha/RS Executivo ou Diretor
Fenacon Diretor sem participação no PQC
Sescon-ES Diretor sem participação no PQC
SEBRAE ES Diretor sem participação no PQC
Magistral Consultor
Perfil dos Avaliadores:
Profissionais experientes, com profundo conhecimento no Modelo de Excelência da Gestão, independentes, designados pelos SESCON´s.

 

A Banca irá avaliar o cumprimento de requisitos estabelecidos para cada modalidade de participação, de forma individual por empresa ou por grupo. Utilizará todos os documentos e instrumentos de avaliação apresentados.

Serão reconhecidas e premiadas as empresas que cumprirem plenamente as exigências dos pilares 1 e 2 e alcançarem um nível de gestão do pilar 3 referente ao estágio pretendido. As organizações que não alcançarem o desempenho necessário ao estágio pretendido poderão ser enquadradas em estágios anteriores, conforme determinação da Banca Avaliadora, conforme descrito a seguir:

Situações de reenquadramento:

Situação 1: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança os 70% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, mas alcança no mínimo 50%, poderá ser reconhecida como Quatro Estrelas.

Situação 2: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança os 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência para a Quarta Estrela, mas alcança no mínimo 40%, poderá ser reconhecida como Três Estrelas.

Situação 3: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança pelo menos 40% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.

Situação 4: Organização que está concorrendo a Quarta Estrela e não alcança os 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, mas alcança no mínimo 40%, poderá ser reconhecida como Três Estrelas.

Situação 5: Organização que está concorrendo a Quarta Estrela e não alcança pelo menos 40% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Rumo à Excelência, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.

Situação 6: Organização que está concorrendo a Terceira Estrela e não alcança os 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo Compromisso com a Excelência, poderá ser reconhecida como Duas Estrelas.

Importante: A decisão da Banca Avaliadora é soberana, não cabendo recurso quanto a sua decisão.


5.ETAPAS E PRAZOS

O PQC terá o seguinte cronograma de atividades:

16/06/2022 a 30/07/2022 Inscrições
07/07/2022 Primeira Live de Lançamento
27/07/2022 Segunda Live de Lançamento
30/07/20222 Abertura dos cursos
18/10/2022 Encontro Presencial – PQC 2022
30/11/2022 Fechamento do Sistema de Informações Comparativas
20/01/2023 Entrega das Autoavaliações
Fev/2023 Avaliações Externas
Fev/2023 Banca de definição das premiadas
Fev/2023 Retorno das Avaliações Externas
24/03/2023 Evento de Reconhecimento

 


6.INVESTIMENTO

Para que sua empresa tenha acesso ao valor do investimento para participação no PQC, é importante nossa equipe conhecer um pouco sobre sua empresa, para que possamos te ajudar a escolher uma categoria de participação ideal para o desenvolvimento da gestão da sua empresa. Entre em contato com o nosso time ou preencha o formulário de inscrição para receber o contato de nossa equipe.


 

7.ANEXO 1 – RESULTADOS RELEVANTES PARA AS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS

Clique aqui e tenha acesso a tabela de indicadores prioritários do PQC 2022.

 


8. ANEXO 2 – PRÁTICAS SUGERIDAS ÀS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS

Práticas Sugeridas_PQC 2022